▪ Festa de Santo Antônio 2018

“Vou viajar pra minha terra, meu pé de serra jamais esquecerei, quero abraçar a minha família e os amigos que lá deixei, já esperei o ano inteiro, sinto saudades recordações, quero rever meu Santo Padroeiro, a nossa Festa já é uma tradição...”

Mais uma festa do nosso amado padroeiro Santo Antônio está se aproximando... novenas, Celebrações Eucarísticas, procissões e tantas outras celebrações estarão na programação da festa, com o intuito de promover e despertar, no povo de Deus, a fraternidade e a aproximação entre todos. A festa de um padroeiro é de fundamental importância para a evangelização de uma paróquia, pois ela nos ajuda a congregar todo o povo de Deus, em torno de Jesus Cristo e, no nosso caso, por meio de Santo Antônio.
Quando nos reunimos todos os anos para celebrar e festejar à Santo Antônio, nosso padroeiro, não estamos vivenciando a mesma coisa todos os anos e por isso, não deve ser vivida como uma mera rotina que se repete todo ano. A festa de um padroeiro é uma grande oportunidade de amadurecimento na fé, um verdadeiro retiro espiritual, onde nós passamos nove dias de profunda experiência com Deus por meio das maravilhas que Ele realizou na vida de Santo Antônio. Na nossa festa, vivemos momentos de grande alegria e emocionantes encontros: encontro com Deus, que chamou o Frei Fernando a colaborar na missão da Igreja e nos chama até hoje; encontro consigo mesmo, onde reflito sobre a minha fé; encontro com a Igreja, a qual assumo um compromisso; encontro com a família, amigos, visitantes, paroquianos presentes e ausentes que partilham suas experiências de fé umas com as outras. São pessoas que vêm da comunidade rural mais distante do nosso município, como também de grandes cidades do nosso país como São Paulo, Natal e Mossoró.  A festa também é um tempo propício para fortalecer a participação do leigo na vida da Igreja, ou seja, fazê-lo entender que a doação ao serviço da Igreja é compartilhar o melhor de nós mesmos para Deus.
Por isso, cada um de nós é convidado a participar e celebrar conosco está grande festa. A festa da alegria, da fraternidade, do amor e da partilha. A festa do encontro, da comunhão, da participação, da unidade e da missionariedade. Venha sentir a presença de Deus e experimentar Seu Amor como Santo Antônio o fez. Somos todos convidados a colaborar no serviço constante da construção do Reino de Deus. Venha viver este tempo de graça em nossa paróquia, pois celebrar a festa do nosso padroeiro Santo Antônio é celebrar a vida da comunidade. Deus vos abençoe e vos guarde e que Santo Antônio interceda ao Pai por cada um de nós. Amém!

Íkaro Drêan da Silva Rêgo
Seminarista da Diocese de Mossoró e Filho da terra.